8 de setembro de 2011

O Jardim Secreto

"O Jardim Secreto" - 1993


Ontem ao assistir pela milésima vez o delicado filme de 1993 da diretora polonesa Agnieszka Holland, “O Jardim Secreto”, me deparei com um diálogo extremamente sensível que me passou por muitas vezes despercebido, o diálogo acontece entre Mary Lennox (Kate Maberly) e seu primo Colin Craven (Heydon Prowse), reproduzirei o diálogo como é apresentado no filme:




“- Quando eu morava na Índia, minhas aias costumavam me contar histórias para dormir, você me lembra uma dessas histórias...
- É mesmo? Qual?
- É a história de um Deus, que foi criado afastado de todos, escondido, ninguém podia vê-lo. 
- Por quê?
- Porque quando ele nasceu, seu tio invejoso viu que ele um dia dominaria todo o céu, e desde então tentou matá-lo de qualquer jeito.
- E como ele escapou?
- Ele foi criado por vacas, e vivia entre os homens e mulheres. (risos)
- Mas ele era igual todo mundo?
- Sim, a não ser quando ele abria a boca, se você olhasse dentro da garganta dele, podia ver o universo inteiro lá dentro.
- Mas isso é impossível, para se ver o universo inteiro dentro da garganta de alguém, esse alguém tinha que ser maior que todo o universo, e você acabou de me dizer que ele era igual todo mundo por fora.
- Exatamente, por dentro que ele era maior...”

E para concluir este post, deixo vocês ao som de Linda Ronstadt que fez a trilha sonora do filme e interpreta a música tema, “Winter Light”.



p.s. se olharmos da maneira correta, veremos que o mundo inteiro é um jardim. 


Um comentário: