16 de dezembro de 2009

Olhar para trás...


Coisas importantes foram deixadas no caminho,
Pedaços meus perdidos ao longo da jornada,
Sigo em frente, tropeçando, sozinho...
Um andarilho com os dois pés fora da estrada.

O anjo alto me feriu de cegueira,
Desde então, eu vejo tudo, e não enxergo nada.
Temo o futuro, e os homens que por brincadeira,
Torçam no meu peito, a faca que lá está cravada.

E atrás de mim, os escombros do passado,
Imploram aos Deuses um misericordioso final,
Escuto-os me chamando, estou condenado:
- Sei que ao olhar para trás, me tornarei sal.

Lot, Roberto Cavalcante Rodríguez



"E a esposa de Lot olhou para trás,
e ficou convertida para sempre
em uma estátua de sal..."

Gênesis, capt 19, versc 26.



O passado é sempre perigoso, talvez até mais que o futuro. Ja que o futuro ao menos, pode ser modificado.
O que deixamos lá atrás? O que perdemos? Onde erramos? Onde nos deixamos pisar? Onde pisamos em alguém?
Seguem ao nosso redor os fantasmas, que nos acompanham ás vezes durante anos, durante vidas.
O passado deve ser esquecido, deve ser superado, deve ser trabalhado, deve ser relembrado, inúmeras opções nos dão, para lidar com algo que ja aconteceu.
Escolha a que melhor se aplicar ao seu caso, e seja feliz. Simples não? Nem tanto.
O passado as vezes volta, e bate a sua porta.
Talvez por um milésimo de segundo, você o tenha desejado novamente, tenha o chamado baixinho enrolado em seu edredom, tenha lembrado e tenha sorrido, ou chorado, ou apenas lembrado, sem mais, e no Olympo, um capricho dos Deuses, fez com que vocês se cruzassem novamente, você e seu passado.
Sim, porque encontrar uma pessoa do passado, um amor do passado, um qualquer coisa do passado, não é apenas um encontro a dois e sim a três, ou a quatro. Explico:
Ao lado da pessoa, está o homem que ele era, e o homem que você era no passado, a pessoa que você foi, e com certeza não é mais, a pessoa que destratou ou foi destratada, a pessoa que magoou, ou foi magoada, a pessoa que esqueceu ou foi esquecida.
Sim, você enxerga seu amor novamente na rua, e vê seu passado andando ao lado dele, com uma expressão triste, ou feliz, depende do que tenham vivido juntos, lá está ele, acorrentado eternamente ao sujeito, afinal, mesmo que você não tenha significado nada para o cara, ele significou o suficiente, para que um pedaço de sua história ficasse eternamente ligado a ele.
Os anos passam, e a alquimia da vida da as caras. E tudo muda, se transforma, o chumbo vira ouro.
E então vocês se reencontram.
Dois seres diferentes, ligados por algo em comum, o passado.
E o que fazer em relação a isso? Olhar para trás é tentador, voltar, reviver, retornar, modificar, palavras sempre ligadas ao passado também.
Mas o passado é sádico, ele ensina, ele deixa marcas, e uma pessoa machucada, guarda eternamente o rosto do agressor, como se deixar tocar, pela mão que o apunhalou, mesmo sem querer?
"A mão que afaga, é a mesma que apedreja; escarra nesta boca que te beija..." ja dizia o poeta, a dor é passageira, mas a cicatriz não, ela sempre ficará visivel, e irá ser como um quadro pendurado na sua memória, lembrando a dor que lá esteve.
Será um trabalho árduo lidar com isso, pisar em ovos, luvas de veludo, jornais em volta do vidro, o passado deve ser retomado (quando o for) com todo o cuidado possivel.
A relação se torna um castelo de cartas, um sopro apenas para tudo ter um fim, novamente.
O meu passado, bateu na minha porta um dia desses, era o "Altão".

Mini-Flash-Back a respeito do "Altão"
(Ele era bem alto, muito mais alto que eu, quando se aproximava para me dar um abraço, sentia como se uma onda estivesse me encobrindo, sua sombra se espalhava no chão ao meu redor, e subtamente me sentia protegido, preenchido, quase transbordando.
Tinha olhos verdes escuros, escondidos atrás de um óculos antigo, e me olhava de uma maneira quase inocente. E quando seus olhos faziam conjunto com sua boca, se contraindo em um sorriso sem graça, e sua pele branca ganhava tons avermelhados, sentia a certeza de que aquilo, devia ser o amor.
Tinha as pernas compridas, e numa bermuda ganhava um ar desajeitado muito gostoso de se ver, acho que ele inteiro era gostoso de se ver, como uma obra surrealista contemplativa, ficava horas apenas o observando em silêncio, ele havia me encontrado, e acabamos nos encontrando.
É estranho conhecer alguem desconhecido, mas ao mesmo tempo tão intimo.
Vivemos um encontro, e um desencontro.
Eramos de planetas distintos, nossas personalidades entravam em choque constantemente, eu querendo ser mais velho do que era, mais certo do que era, mais bobo do que era.
E ele querendo que eu o aceitasse como era, sem nenhuma adição de contos-de-fada, sem nenhuma fantasia, ou expectativa, apenas queria me servir a realidade, numa taça de ouro, ele era real.
Era de carne e osso, tinha um passado, um presente e um futuro, não era um dos meus personagens perfeitos, e dizia isso constantemente, ele não me lia, ele não me entendia, e acho que ele não o queria.
Ele e eu eramos muito parecidos, inseguros, orgulhosos, e egoístas acima de tudo.
Viviamos também em cidades diferentes, em planetas diferentes.
Ele tinha a prerrogativa da idade e da experiência, e eu não tinha armas secretas, mistérios, era nú.
Falava o que sentia, mas não sabia o que sentia, muito menos o que falava.)

Retomando...
Eu jurava que desmaiaria só de vê-lo de novo, que me tornaria sal, se por um instante o encarasse nos olhos novamente.
Mas não, acho que me tornei sal assim que terminamos, mas não uma estátua de sal, e sim um homem de sal, salgado, dificil, complicado, e ao mesmo tempo, bem temperado.
Mudei, é o que acontece depois que o passado finalmente passa, depois que as rodas giram, e as lições são aprendidas.
A gente muda, e não compreende mais o passado, se arrepende, se culpa, se bate, se xinga por ter se deixado passar por tudo aquilo, que vontade de desaparecer que dá.
Meu passado queria entrar aos poucos no meu presente, e eu o cortei, o interrompi prematuramente.
Não tinha tempo, não podia lidar mais com os problemas que passaram, não podia mesmo lhe dar outra chance, sei que ele tem uma intenção escondida sempre.
Não poderia passar por tudo de novo, ou melhor, com certeza poderia, e desta vez mais preparado, sem mais nenhuma cicatriz, mas simplesmente não queria.
E agora, ele está aqui do meu lado, o maldito passado.
Estou arrependido por eu não te-lo vivido em sua plenitude quando ele aconteceu, e estou confuso por ter desejado em meu intimo que ele retornasse, e agora que finalmente ele retornou, eu o interrompi.
Que homem sou eu?
Sinto a sombra dele debruçada aqui sobre mim, enquanto escrevo, vejo a claridade de seus olhos meio claros, meio escuros seguindo os movimentos que a minha caneta azul traça no papel branco, com o seu jeito, o seu sorriso um pouco doloroso, um pouco distraído, um pouco infantil, ele inspirou cada emoção e idéia, cada profundeza de pensamento...
Droga! Altão, é verdade, você segue aqui do meu lado, e eu o amo a minha maneira.
Você é o homem que eu inventei, cada detalhe teu, cada qualidade, cada defeito fui eu quem lhe atribuiu, não bebi da realidade que me serviu antes, mas hoje a aceitaria com gosto, e daria largos tragos nela junto com você.
E se quer estar no meu presente de verdade, se realmente me quiser, deixa eu conhecer o homem por trás da metáfora, deixa eu tocar e beijar aquele moço de verdade, que eu encobri com a minha desmedida imaginação.
Eis aqui a minha ultima confissão: Posso ser novamente a sua propriedade? Eu ainda preciso do seu toque macio, do seu amor, do seus beijos e tal... E a ferida? Cuida dela, pois ela se encontra no meu peito, e ele (ainda) é teu.


p.s. Este post pertence a um moço muito alto do meu passado,
que aqueles que vivem no meu presente o passem adiante...



Beijos sinceros...


4 comentários:

  1. -

    o passado é trash memso.
    às vezes da uma vontade de dá um shift+ctrl+del no meu histórico, viu?!

    não só nashistórias que não prestaram, mas até emm muitas que prestaram.
    tem horas que você quer viver aquela sensação como se fosse a primeira vez, mas punk é querer e saber como tudo vai ser. ;~

    e você já sabe.

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Querido que texto incrivel,quero ser tão boa quanto você, quando eu ficar inteligente rs, Você além de ser meu escritor favorito ,é com certeza o Homem mais apaixonante que eu conheço, torço para que você entre em qualquer relacionamento com o coração aberto para começar um novo amor,não para satisfazer carências do passado.Se você perdeu algo no passado,é importante assimilar essa perda sr Torta,compreender que isso passou.

    @TORTA"Não poderia passar por tudo de novo, ou melhor, com certeza poderia, e desta vez mais preparado, sem mais nenhuma cicatriz, mas simplesmente não queria." Percebe sua confusão?(QUERIA)espero que vc mude essa frase e diga não quero,ou assuma o "eu quero !"(como diz a mamãe: a verdade ´nos liberta),mas é possivel que sinta aquele cheiro de comida requentada.rs...(não sei se vc se lembra , mais vc mesmo me disse isso a menos de um mês)

    Da mesma maneira que nós devemos se concentrar para estudar e afastar os fantasmas da distração,do sono,da incapacidade e da superioridade,também no amor é preciso passarmos ao largo das ilusões...deixa o passado amorr,passe e continue.
    O novo é estimulante,IMPREVISIVEL(adoro essa palavra).

    ps:Estou louca para me apaixonarr!!

    *O texto esta incrivel,como sempre, pelo menos o altão lhe rende bons textos...hehe um salve a ele.um brinde a nós...

    E a esposa de Lot olhou para trás,
    e ficou convertida para sempre
    em uma estátua de sal..."


    Gênesis, capt 19, versc 26. (critão rs)

    ResponderExcluir
  3. Que declaração, que post! *_*
    Mecheu comigo, revirou algumas lembranças.... lembrou-me da cicatriz que aumenta cada vez mais quando eu tento pressioná-la, emcubri-la, esquece-la ..x_x
    Muito profundo, e dignamente escrito *-*
    Te Amoooooooooo ♥

    Ps. foi bom te ver hj!
    ps2. desculpa a minha aspereza, estou depre x_x

    Beijoos

    ResponderExcluir
  4. OH, MY GOD!

    Você foi extremamente corajoso ao criar e publicar este texto. E eu confesso que eu nunca me senti tão parecido com você quanto agora. Algumas diferenças básicas, mas a mesma essência. Não que eu seja corajoso como você, mas os sentimentos coincidem. E, definitivamente, você domou as palavras e as moldou ao seu bel prazer, o que resultou num belo post/declaração/desabafo/obra de arte.
    O passado. Ah...! O passado. Ele tem sido o maior personagem dos meus contos e poesias. O diabo tem tentado tomar esse posto, e está quase conseguindo. A pobre da Aiev que o diga, rs. Se bem que ainda que esteja deixando de ser o personagem principal, tem importância vital em todas as histórias. Eu concordo com o que você disse. Sobre o passado e o futuro. Eu, mais do que ninguém, seria imensamente feliz se pudesse mudar os acontecimentos passados (começando do meu nascimento, rs). E existem determinados trechos nos quais eu parei, li, reli, me emocionei, me indentifiquei. Como por exemplo, este:

    "... mesmo que você não tenha significado nada para o cara, ele significou o suficiente, para que um pedaço de sua história ficasse eternamente ligado a ele."

    Às vezes eu chego a conclusão de que o mundo é cruel, e que os humanos são desprezíveis. Mas depois eu ponho a mão na cosciência, eu reflito. Por que, necessariamente, teríamos que ser correspondidos? A vida é uma sucessão de desencontros, desilusões, aprendizados. É doloroso, eu sei, e muita gente não suporta e acaba sucumbindo, enfraquecendo, escurecendo, sumindo... Se eu ao menos pudesse contar às pessoas que significam algo pra mim que elas são importantes e que têm total controle sobre mim, minhas escolhas e meus pensamentos, eu tiraria um peso das costas, porque é torturante ser um alcoolatra num mar de vodka, visto que se está tentando largar o vicio. É como amar mas ser obrigado a manter em segredo. Sei lá, eu já deveria ter aprendido, mas parece que nesse quesito eu faço questão de repetir os mesmos... eu não me atreveria a chamá-los de erros... os mesmos feitos.
    Nesse, post, em especial, você resumiu o que eu sinto mas que jamais consegui expelir em palavras. Me ajuda. Eu preciso tornar o presente um futuro agradável, para que ele não envelheça e se torne um passado a ser esquecido. Eu já apostei todas as minhas moedas. Não tenho mais como voltar.

    Dessa vez eu não vou me despedir... eu agradeço! Obrigado! ^^

    ResponderExcluir