15 de março de 2011

Soneto adiposo...



Soneto Adiposo

Excesso, palavra que me acompanha na vida,
ambos seguimos aumentando em peso;
Define em significado a dor de uma ferida
Que jaz aberta num corpo obeso!

É causa do meu desencaixe no mundo fino
A razão de ter nascido livre e me sentir preso
Mergulhando em mim, num submarino
Para fugir da balança, em desprezo.

O erro é guardar tudo para dentro, o desejo,
De me fitar no espelho e gostar do que vejo.
E não tentar ser como o homem de fora

Tão magrelo, pela mesmice sufocado,
quando de frente parece de lado,
quando de lado parece que foi embora.


Apenas a reflexão de um homem gordo, um homem que sabe que é gordo e que também sabe que pesa 100kg e tem 1.80m. Um homem que tem espelhos, que tem fome e as vezes não come, e as vezes corre da balança, ou corre na esteira para fugir de um problema sem sair de fato do lugar. Um homem que ja foi admirado, e descartado por ter mais de dois algarismos numéricos representando o todo do seu ser, e que as vezes é lembrado que é gordo por uma pessoa que o olha como se ele desconhecesse tal fato, aqueles que lhe sugerem o Vigilantes do Peso, poderiam muito bem fazer parte do Vigilantes da Própria Vida, pois agem como se este homem tivesse entrado na festa dos magros sem convite e sem roupa de gala. Mesmo gordo, este homem foi amado, odiado, tocado, convidado e desconvidado nessa vida, nessa festa. Queria apenas que todos soubessem, que quem é tão grande como este homem, como eu, é grande demais para ser definido ou indefinido por uma pequena palavra, de cinco letrinhas miudas com tão rechonchudo significado: Gordo. Além do que, três digitos no que o corpo pesa, deveriam ao menos valer três palavras para a tal definição complexa: homem é uma delas, homo é a outra, e a terceira é único, ou ainda outra de sua escolha!


p.s. ja assumi para mim e para outros coisas 
mais profundas e difíceis que meu peso.


































6 comentários:

  1. Vc não sabe como me senti ontem, quando me sugeriram uma cirurgia bariátrica ¬¬

    Podia ter passado meu dia sem ouvir essa!!!

    ResponderExcluir
  2. Sei bem o que é isso querido Beto, já me sugeriram tb cirurgia bariátrica, tenho controlado meu peso pq EU QUERO, mas nunca me estressei por opiniões alheias n. Relax, nós somos bem melhores que isso.

    ResponderExcluir
  3. Preciso ser madura como você e me assumir assim tb.
    Estava com saudades daqui, meu poeta!

    Sabe quem tem que achar, somos nós!
    E os outros, que se dane os outros.

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. ah, as pessoas falam demais da vida dos outros e depois reclamam quando apontamos para elas. fazer o quê ?
    espero que não esteja descontente com o seu corpo...
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Para o poeta, sinônimos não existem. Cada palavra soa, cheira, degusta e diz diferente.

    ResponderExcluir
  6. Agora é que eu não durmo mais mesmo! Mais um blog de qualidade. Parabéns, meu irmão. Palavras maravilhosas. Abraço forte.

    ResponderExcluir