24 de agosto de 2009

Café, Paixão ou Amor? Humm Café!!!



É engraçado essa coisa de diferenciarmos muito o amor e a paixão.

Colocamos ambos em pedestais distintos, como se nós, reles e xinfrins mortais que somos soubessemos o que diferencia uma coisa da outra. Nós temos dificuldade em misturar paixão e amor dentro de nossa cabeça, ou mesmo amor e sexo.
Então o amor que é um sentimento tão primitivo e natural quanto a fome e a sede, acaba sendo tratado como algo quase que sobrenatural, distante da nossa realidade, impossível de se obter nos dias atuais.
Nesse ponto penso diferente, acho que o amor é uma coisa que nos une, nos torna iguais, como o projeto Genoma. Acho que todos os seres vivos, sejam pedras, plantas, animais, (bem Pocahontas esse trecho!) precisam de uma quantia minima, nano que seja, de amor. Precisam ser amados. E na maior parte das vezes, pouco importa quem nos ama, des de que nos faça companhia.
Alguns (muitos!) acham que a diferença mais básica e gritante entre amor e paixão é a intensidade do que se sente, ou insanidade do quanto se sente, leia-se como quiser.
A escritora espanhola Rosa Montero diz o seguinte: "O amor tem a característica de sempre ser tranquilo, calmo, nos faz bem, já a paixão tende a nos deixar sempre um pouco doentes."
Entendo bem o que ela quer dizer com "doentes". Uma coisa que eu aprendi a duras penas nesses 22 anos é que Amar machuca quando nos tornamos tão dependentes, tão, à ponto de não querer e não enxergar mais a vida sem ela ou ele. Isso é obsessão e doença. Aprenda a viver por você mesmo, por mais insuportável que você seja, não viva pelos outros, porque os outros viverão por eles mesmos. Fato!
A doença a qual Rosa Montero se refere é a extrema obsessão (opa, filme de supercine!), a possessão, a supervalorização, colocar um simples e errado ser humano, no centro de todo o sistema solar, e dar à ele a mesma importância do Sol, e esperar que o pobre diabo, tenha luz, calor e gravidades suficientes para manter tudo girando em seu lugar, para manter você sempre girando atraído incrivelmente por ele. E foda-se se o coitado estava muito mais feliz quando era apenas uma Lua prateada e tímida, aparecendo e desaparecendo, agora ele é o Sol e tem que fazer tudo funcionar.
É extremamente injusto se apaixonar sozinho, pois quando nos apaixonamos sozinhos, nós nos apaixonamos exatamente por aquilo que queremos, não há amor nisso. É apenas um egoísmo disfarçado. É quase matemático, está sozinho demais, triste demais, romantico demais, e tá passando "Meu cachorro Bingo" de novo na sessão da tarde, então vam'bora se apaixonar.
Você se apaixona por quem quer, quando quer e a hora que quer, á Luz do século XXI, não dá mais pra colocarmos a culpa no cupido, nos deuses, no coração cego, ou num trabalho arriado na encruzilhada pela Mãe Tatatutudinanaditu.
Basta um ingrediente: Um pateta qualquer, que nem precisa ter qualidade, você com certeza as inventará, e nem é preciso dizer que ele vem recheado de defeitos, pois você os esconderá de qualquer forma, você QUER se apaixonar, então você simplesmente se apaixona, e por qualquer merda que aparecer, qualquer *fôrma de moldar capeta* vira um principe encantado nessa hora, é fatal. Basta ter um trouxa que tope fazer o papel de palhaço que você escreveu para ele.
Os sensíveis devem estar se remoendo: que horror, paixão não é isso, o amor é cego.
Galera. Realidade por favor, obridado!
Não vamos mais nos enganar, paixão avassaladora é apenas uma questão de timing*, você se apaixona por qualquer anta nordestina que apareça no momento certo, ou errado como é mais comum.
Paixão é um mecanismo do nosso coração pra adicionar um sabor diferente a nossa vida urbana e preto e branco, é quase uma equação:


Pessoa Carente (PC)
Sonhos romanticos (SR)
Vontade de viver feliz para sempre (VVFS)
Pobre infeliz que apareceu nessa hora (PIANH)
Sexo básico ou Orgasmo (SB/O)
Paixão arrebatadora que irá terminar em divórcio, decepção e morte (PATDDM)
Sanidade (S)


então:

PC¹ + SR¹ + VVFS + PIANH - S = SB/O + PATDDM²




Basicamente, pela minha experiência, toda paixão precisa de 20% de paixão como matéria prima, 15% de demonstração de afeto e 65% de reflexão. Bom senso, ética, maturidade, independência emocional e sinceridade. São elementos que quando adicionados à equação acima, fazem o resultado ser positivo, que tudo de certo, e dure infinitamente.
E os românticos devem estar se perguntando: Mas e o amor? meu deus como esse menino é mal comido, mau amado. credo.

Explico:

O amor é como uma tartaruguinha (tu), ele demora muito² tempo para crescer, e é muito raro você não perdê-lo, ou pisar nele, antes que ele cresca o suficiente para você notar que ele existe e não chutar o coitadinho sem querer.

Mas sinceramente, sem exageros ou pretenções da minha parte, acho que o amor não deve, e jamais deveria ter sido desmembrado da paixão. jamais esse sentimento intenso deveria ter sido amputado, e dividido em duas palavras, afinal na opinião deste escritor modesto que vos escreve, paixão e amor é a mesmissima coisa.
É como aquele vinho Polonês de cereja morango e amora, você nunca vai saber o gosto de que fruta você está sentindo na sua boca, mas sabe que é um gosto exótico e maravilhoso.
O amor é uma coisa só, e que isso fique bem claro, não me diga que aquilo é paixão ou isso é amor, porque não há meios, é impossivel diferenciar uma coisa da outra. E vou além:

O amor é muito mais um trabalho psicológico, do que qualquer outra coisa etérea a ele atribuida.

Amar quer dizer simplesmente amar, amar mesmo, na real, amar sem personagens ou projessões, amar sem vitimas e vilões, sem princesas, sem bruxas, amar SEMPRE na mesma intensidade, na mesma SINTONIA, e sempre CORRESPONDENDO e RESPEITANDO o outro. Amar olhando sempre na mesma direção.
Amar alguém simplesmente pelo que ele é, e não apesar do que ele é.
Um casal viajando de primeira classe para Paris, ou um casal comendo um dogão na tia Edna sentem exatamente a mesmissima coisa, Esse dom é universal, os deuses deram para todo mundo.
Pena eles não terem dado a viajem para Paris também como item adicional. hohoho






Sem mais meus queridos,
vou deixá-los com seus próprios pensamentos agora.
e pra finalizar um versinho sobre o amor:

"Eu ja sou bem grandinho,
brincar de médico, é melhor que carrinho!"
;D

Beijos sinceros.



















p.s. como café é gostoso!
p.p.s. agora oficialmente com 22 e amando muito tudo isso.
p.p.p.s. agora muitooo¹²³ mais tatuado, aguardem fotos.




3 comentários:

  1. -

    até hoje tento diferenciar e não consigo, são tão iguais... muita coisa em comum para dois substantivos.

    só discordo em um ponto, o amor com certas, pequenas, ilusões como sapos, príncipes, princesas tem um sabor melhor.

    ah, quero achar um dia aqui um post que não tenha a mínima ligação com o amor, vi em algum perdido no teu histórico que esse blog tá dedicado a sua deusa(não me recordo qual) totalmente ligado ao amor, aos amores... seja em qualquer que for a direção.

    tu e o vinho, vai envelhecendo vai melhorando.

    aaah, também fico com o café. ;)

    ResponderExcluir
  2. qualquer *forma de moldar capeta* vira um principe encantado nessa hora, é fatal

    Como você consegue escrever algo tão verdadeiro? HSAHUSAH.. Meu, além de super divertido, esse post me ajudou muito, sério! Juro que quando estiver menos confusa, com menos coisas na cabeça eu te explico..sei que ele tocou em alguma ferida que precisava ser cotucada õ/

    Meu escritor preferido ♥
    Te Amo..
    bjos titio :*

    ResponderExcluir
  3. "Nesse Post Roberto Torta brinda o leitor com o que seus posts tem de melhor: a criatividade de ir contra a corrente sem parecer pedante ou pretensioso. Porque como diz montero: todos os que escrevem, homens ou mulheres, ficcionistas ou jornalistas, precisam acertar o passo da valsa que dançam com o demônio,e Você sempre acerta Dr Torta...rs
    ” cada palavra é surpreendente , excepcional, com frases que me deixam completamente emocionada e confirmam verdades intimas...
    " Como diz também C.Brito "tu e o vinho, vai envelhecendo vai melhorando."(Concordo C.brito)
    Você esta amadurecendo e amadurecer, ou crescer, consiste precisamente em podar as florescências fantasiosas, em fechar as portas do delírio, em amputar a nossa capacidade de sonhar acordados;
    Se vc não escrevesse seria maluco!de qualquer forma vc sempre será meu romancista favorito. por falar nisso... vamos tomar um café,e discutir sobre seu novo romence?

    ResponderExcluir