24 de agosto de 2009

Café, Paixão ou Amor? Humm Café!!!



É engraçado essa coisa de diferenciarmos muito o amor e a paixão.

Colocamos ambos em pedestais distintos, como se nós, reles e xinfrins mortais que somos soubessemos o que diferencia uma coisa da outra. Nós temos dificuldade em misturar paixão e amor dentro de nossa cabeça, ou mesmo amor e sexo.
Então o amor que é um sentimento tão primitivo e natural quanto a fome e a sede, acaba sendo tratado como algo quase que sobrenatural, distante da nossa realidade, impossível de se obter nos dias atuais.
Nesse ponto penso diferente, acho que o amor é uma coisa que nos une, nos torna iguais, como o projeto Genoma. Acho que todos os seres vivos, sejam pedras, plantas, animais, (bem Pocahontas esse trecho!) precisam de uma quantia minima, nano que seja, de amor. Precisam ser amados. E na maior parte das vezes, pouco importa quem nos ama, des de que nos faça companhia.
Alguns (muitos!) acham que a diferença mais básica e gritante entre amor e paixão é a intensidade do que se sente, ou insanidade do quanto se sente, leia-se como quiser.
A escritora espanhola Rosa Montero diz o seguinte: "O amor tem a característica de sempre ser tranquilo, calmo, nos faz bem, já a paixão tende a nos deixar sempre um pouco doentes."
Entendo bem o que ela quer dizer com "doentes". Uma coisa que eu aprendi a duras penas nesses 22 anos é que Amar machuca quando nos tornamos tão dependentes, tão, à ponto de não querer e não enxergar mais a vida sem ela ou ele. Isso é obsessão e doença. Aprenda a viver por você mesmo, por mais insuportável que você seja, não viva pelos outros, porque os outros viverão por eles mesmos. Fato!
A doença a qual Rosa Montero se refere é a extrema obsessão (opa, filme de supercine!), a possessão, a supervalorização, colocar um simples e errado ser humano, no centro de todo o sistema solar, e dar à ele a mesma importância do Sol, e esperar que o pobre diabo, tenha luz, calor e gravidades suficientes para manter tudo girando em seu lugar, para manter você sempre girando atraído incrivelmente por ele. E foda-se se o coitado estava muito mais feliz quando era apenas uma Lua prateada e tímida, aparecendo e desaparecendo, agora ele é o Sol e tem que fazer tudo funcionar.
É extremamente injusto se apaixonar sozinho, pois quando nos apaixonamos sozinhos, nós nos apaixonamos exatamente por aquilo que queremos, não há amor nisso. É apenas um egoísmo disfarçado. É quase matemático, está sozinho demais, triste demais, romantico demais, e tá passando "Meu cachorro Bingo" de novo na sessão da tarde, então vam'bora se apaixonar.
Você se apaixona por quem quer, quando quer e a hora que quer, á Luz do século XXI, não dá mais pra colocarmos a culpa no cupido, nos deuses, no coração cego, ou num trabalho arriado na encruzilhada pela Mãe Tatatutudinanaditu.
Basta um ingrediente: Um pateta qualquer, que nem precisa ter qualidade, você com certeza as inventará, e nem é preciso dizer que ele vem recheado de defeitos, pois você os esconderá de qualquer forma, você QUER se apaixonar, então você simplesmente se apaixona, e por qualquer merda que aparecer, qualquer *fôrma de moldar capeta* vira um principe encantado nessa hora, é fatal. Basta ter um trouxa que tope fazer o papel de palhaço que você escreveu para ele.
Os sensíveis devem estar se remoendo: que horror, paixão não é isso, o amor é cego.
Galera. Realidade por favor, obridado!
Não vamos mais nos enganar, paixão avassaladora é apenas uma questão de timing*, você se apaixona por qualquer anta nordestina que apareça no momento certo, ou errado como é mais comum.
Paixão é um mecanismo do nosso coração pra adicionar um sabor diferente a nossa vida urbana e preto e branco, é quase uma equação:


Pessoa Carente (PC)
Sonhos romanticos (SR)
Vontade de viver feliz para sempre (VVFS)
Pobre infeliz que apareceu nessa hora (PIANH)
Sexo básico ou Orgasmo (SB/O)
Paixão arrebatadora que irá terminar em divórcio, decepção e morte (PATDDM)
Sanidade (S)


então:

PC¹ + SR¹ + VVFS + PIANH - S = SB/O + PATDDM²




Basicamente, pela minha experiência, toda paixão precisa de 20% de paixão como matéria prima, 15% de demonstração de afeto e 65% de reflexão. Bom senso, ética, maturidade, independência emocional e sinceridade. São elementos que quando adicionados à equação acima, fazem o resultado ser positivo, que tudo de certo, e dure infinitamente.
E os românticos devem estar se perguntando: Mas e o amor? meu deus como esse menino é mal comido, mau amado. credo.

Explico:

O amor é como uma tartaruguinha (tu), ele demora muito² tempo para crescer, e é muito raro você não perdê-lo, ou pisar nele, antes que ele cresca o suficiente para você notar que ele existe e não chutar o coitadinho sem querer.

Mas sinceramente, sem exageros ou pretenções da minha parte, acho que o amor não deve, e jamais deveria ter sido desmembrado da paixão. jamais esse sentimento intenso deveria ter sido amputado, e dividido em duas palavras, afinal na opinião deste escritor modesto que vos escreve, paixão e amor é a mesmissima coisa.
É como aquele vinho Polonês de cereja morango e amora, você nunca vai saber o gosto de que fruta você está sentindo na sua boca, mas sabe que é um gosto exótico e maravilhoso.
O amor é uma coisa só, e que isso fique bem claro, não me diga que aquilo é paixão ou isso é amor, porque não há meios, é impossivel diferenciar uma coisa da outra. E vou além:

O amor é muito mais um trabalho psicológico, do que qualquer outra coisa etérea a ele atribuida.

Amar quer dizer simplesmente amar, amar mesmo, na real, amar sem personagens ou projessões, amar sem vitimas e vilões, sem princesas, sem bruxas, amar SEMPRE na mesma intensidade, na mesma SINTONIA, e sempre CORRESPONDENDO e RESPEITANDO o outro. Amar olhando sempre na mesma direção.
Amar alguém simplesmente pelo que ele é, e não apesar do que ele é.
Um casal viajando de primeira classe para Paris, ou um casal comendo um dogão na tia Edna sentem exatamente a mesmissima coisa, Esse dom é universal, os deuses deram para todo mundo.
Pena eles não terem dado a viajem para Paris também como item adicional. hohoho






Sem mais meus queridos,
vou deixá-los com seus próprios pensamentos agora.
e pra finalizar um versinho sobre o amor:

"Eu ja sou bem grandinho,
brincar de médico, é melhor que carrinho!"
;D

Beijos sinceros.



















p.s. como café é gostoso!
p.p.s. agora oficialmente com 22 e amando muito tudo isso.
p.p.p.s. agora muitooo¹²³ mais tatuado, aguardem fotos.




6 de agosto de 2009

sobre o amor, e o tão aguardado aniversário...



Sinônimos de Aniversário: Presentes


"A vida era longa
às vezes distante
era promessa
que não sei se cumpri
Meus olhos ainda
eram diamante
Já chorei à beça
de hoje em diante
viraram rubi"


Rubi, Ludov




Estão confortáveis por ae?
Porque aqui onde moro, a noite está extremamente clara e agradável, ja sinto a brisa morna entrando pela minha janela, e consigo até mesmo ouvir os grilos cantarem.
Noites como essa, onde a lua está cheia e brilhante, deixando tudo mesmo na escuridão da noite, de certa forma, alegre, me recordam os bons tempos, as noites lindas que vivi com minha família, viagens à praia, todo mundo junto, tomar sorvete de banana de noite na beira da praia, ir à loja de brinquedos do shopping com o alvara da mamãe pra comprar qualquer brinquedo no universo, tomar casquinha no quiosque do mcdonalds achando isso a coisa mais chic do mundo.
Ir com a mamãe assistir um filme com sensura para 16 anos (o homem sem sombra), e se sentir o muleque mais adulto ao contar isso para os colegas. Começar a olhar de uma maneira diferente para o coleguinha alto, ruivo e sardento, e não entender o que é que está acontecendo com vc. coisas simples que aconteceram comigo há mais ou menos uns dez anos atrás, quando ainda tinha doze anos, e brincava que era o Ciclope do x-men


Sinônimos de Aniversário: Brigadeiros


Em noites de lua cheia como essa, era gostoso antes ficar acordado té tarde, e fazer isso escondido dos pais, descer no apartamento da prima e ficar ouvindo histórias de terror, e visitando o site assustador, bem quando tudo ainda estava começando. e aquelas fotos de fantasma ainda não eram tão clichê. A vida naquela época não era clichê, pelo menos não para mim.
Hoje, minhas preocupações são outras,  são adultas e diferentes, aquilo que dou valor também é muito diferente. Nesses últimos anos, aprendi a desenvolver um laço verdadeiro de amizade, o que me custou muitas amizades, aprendi a me proteger, a não deixar pisarem tanto em mim, a entrar em brigas por mim mesmo, contando apenas comigo ecom meus bons argumentos. Aprendi a entender o lado dos meus pais, e viver pacificamente com eles, ameaças de sanatório nunca mais hehehe.
aprendi que minha irmãsinha ja é adulta, mas nem tão adulta quanto deveria, e aprendi muito sobre mim mesmo, afinal depois de três vestibulares, três faculdades, nenhuma delas era o que eu esperava, e então, como por mágica minha vocação é revelada, e descubro como quero que meu futuro seja, mesmo que ele seja mais dificil do que eu gostaria, mas o primeiro passo, é saber o destino, o caminho se abre sozinho.
foi isso que me ensinaram.


Sinônimos de Aniversário: Salgadinhos


Nesses anos eu aprendi muito, com certeza, vivi amores, e aprendi com cada um deles. 
Vi num filme, acho que foi no "Terapia de Amor" uma frase mais ou menos assim: é possivel viver um grande amor, aprender com ele, e então partir para outra. Os sensiveis podem ver um grau absurdo de frieza nesta frase, mas creio que ela é um doce convite para cairmos na realidade. 
Quer dizer, o amor é algo etéreo que move o mundo, será que de fato estamos preparados para ele? ele assusta mais do que qualquer coisa, pois nos torna responsáveis, o amor é um filho, e se um filho sofre ou tem sua vida interrompida, nada poderia ser pior nesse mundo. o amor é sinonimo de responsabilidade, de amadurecimento, a paixão é fogo, é chama, é vontade, desejo carnal, o amor é algo imaculado, e acima de tudo sério, se você deseja ele em sua vida, esteja primeiramente certo que é uma pessoa digna e séria o suficiente para isso, você se trornará um tipo de pai ou mãe dele.
Não. Nesses meus 22 anos eu ainda não aprendi completamente a amar, talvez tenha aprendido mais sobre o amor, mais sobre mim mesmo, mais sobre amor próprio, e muito mais sobre se deixar amar.


Sinônimos de Aniversário: Amiguinhos


E por mais que durante muito tempo eu tenha sido um "flutuador", flutando pela minha vida como um cadáver num rio, batendo contra pedras e troncos, sem escolher meu caminho... Já não sou mais assim, hoje estou mais para um avião Hércules, cheio de bagagem, pesado, gordinho mas com um destino, uma missão...
e quanto ao que esses meus 22 anos me ensinaram sobre o amor? vou dizer:


"O amor é agonia e êxtase...
é liberdade e prisão,
desejo de estar junto, e de solidão,
é o que nos mantém inteiros quando a vida nos despedaça.
e é o que mantém o inverno afastado da nossa cama."


Sinônimos de Aniversário: Bixigaaasss (6)


Gostarida de terminar esse post, com um trecho de um filme que marcou minha infância, O Jardim Secreto:


"E toda a minha maldição foi desfeita,
eles aprenderam a rir, e eu aprendi a chorar,
Então o jardim secreto foi reaberto,
e agora ele está aberto, acordado e vivo,
e se você olhar do jeito certo
irá ver que o mundo inteiro é um jardim..."


Sem mais meus queridos, esse foi meu post de aniversário, vou sair porque meu sobrinho de apenas três anos acabou de me perguntar se ele poderia se casar futuramente com um tiranossauro-rex, e mesmo eu tendo 19 anos amais na bagagem, não encontei uma resposta coerente para esta pergunta. E isso está me encomodando profundamente. 















p.s.bom saber que ainda não sei tudo.
p.p.s. hoje é dia 6 de Agosto, Parabéns pra mim!


beijos sinceros...